“NUTRICREME” SAUDÁVEL – CREME DE BARRAR DE CHOCOLATE (E SUGESTÃO DE SNACK)
Por RITA LOPES | Fevereiro 21, 2021
Sempre adorei cremes de chocolate para barrar no pão! 🙂 A verdade é que não me lembro, nos últimos anos, da última vez que comprei um. Então, hoje, decidi testar uma versão bem mais saudável, natural e com apenas 3 ingredientes. Embora seja muito pouco restritiva, não me privando do que gosto, no que toca não só à minha alimentação, mas também das minhas pacientes em consulta, sabemos, de um modo geral, que estes produtos estão carregados de açúcares e gorduras muito pouco benéficas (cá entre nós, se for muito de vez em quando, não haverá problema nenhum!). No entanto, se a gula é teu Pecado Capital, encontras aqui uma óptima opção alternativa! E é bem versátil. Hoje, optei por usar uma base de nozes mas, na verdade, qualquer fruto oleaginoso fará o efeito. Explico tudo adiante! Vamos à receita?
INGREDIENTES:
Para esta receita usei os seguintes ingredientes:
- 150g de Nozes (ou amêndoas, amendoins, avelãs ou cajus);
- 1 Colher de sopa de geleia de agave (ou mel ou qualquer outro adoçante a gosto);
- 30g de Chocolate negro (usei com 74% de cacau).
MODO DE PREPARAÇÃO:
- Num processador de alimentos, adicionar as nozes. Triturar, numa fase inicial, na velocidade máxima, por 10 a 20 segundos.
- Após o passo 1, remover com a ajuda de uma espátula, os pedacinhos que se agarraram às paredes do processador e efetuar este passo sempre que necessário, durante todo o processo.
- De seguida, triturar novamente a uma velocidade média (não alta!) por a 20 a 30 minutos, intercalando de 3 em 3 minutos. Por esta altura, deverá notar-se a “manteiga” de noz a ganhar consistência. Requer alguma paciência…!
- Após esse tempo e caso a textura se encontre semelhante à das imagens ilustrativas, adicionar o chocolate previamente derretido e a geleia de agave. Voltar a triturar tudo, a velocidade baixa, por alguns segundos até se tornar homogénea.
- Por fim, transferir para um frasco ou um recipiente hermético e conservar num local fresco, ao abrigo da luz e sem humidade. E desfrutar com fruta, tostas ou pão!
Sugestão de snack: Como sugestão de utilização, fatiei duas bananas na vertical e recheei com o “tulicreme” que acabamos de fazer. Adicionei pepitas de cacau, sementes de chia e framboesas. E desfrutei! 🙂 Mas o mais importante é dar asas à imaganição e fazer diferentes combinações, com diferentes ingredientes!
Espero que gostem e, caso recriem esta receita, partilhem comigo! 🙂
Um beijinho,
Rita Lopes