FRANGO DO CAMPO COM VEGETAIS NO FORNO E ARROZ DE AÇAFRÃO
Por RITA LOPES | Novembro 26, 2020
Esta receita tem tanto de prática como de saborosa. Muito fácil de confecionar, faz as delícias de qualquer um e está repleta de cor e sabor. É o prato perfeito para preparar em jantares de família ou amigos, para desfrutar num dia frio de Outono, junto à lareira. Em meia dúzia de passos está o jantar pronto. Para além disso, à semelhança de várias outras receitas que encontram por cá, também esta é muito versátil e podem juntar os vegetais que preferirem (e não necessariamente os que eu juntei). Mas podem confiar que fica muito bom assim. 🙂 Vamos a isso?
INGREDIENTES:
Para esta receita, usei os seguintes ingredientes:
- 1 Frango do campo inteiro;
- 1 Limão grande;
- Azeite qb;
- Pimentão-doce qb;
- Sal qb;
- 1 Fio de mel;
- 2 Cebolas-roxas;
- 1/2 Abóbora hokkaido;
- 4 Dentes de alho;
- 1 Cabeça de brócolos;
- 1 Cenoura;
- 2 Chávenas de café de arroz cru;
- 1 Cebola branca pequena;
- 1 Colher de café de curcuma (ou açafrão);
- 1 Folha de louro.
MODO DE PREPARAÇÃO DAS PAPAS:
- Começar por pré-aquecer o forno a 200ºC.
- De seguida, preparar os vegetais: descascar, lavar e partir a cenoura e a abóbora em palitos ou cubos. Separar a cabeça de brócolos e, por fim, partir as cebolas-roxas em quartos.
- Num tabuleiro de ir a forno, forrado com papel vegetal, colocar o frango inteiro com meio limão no seu interior e temperar com o sumo do restante limão, azeite, pimentão-doce e sal. À volta do frango, adicione os vegetais e tempere de igual forma, excluindo o sumo de limão e adicionando o mel e 3 dentes de alho levemente esmagados. Levar ao forno por 50-60 minutos, entre 180º a 200º.
- 20 minutos antes de terminar a cozedura do frango, começar a fazer o arroz de açafrão: numa panela juntar 1 fio de azeite, a cebola branca picada finamente, 1 dente de alho levemente esmagado e a folha de louro. Deixar alourar ligeiramente.
- De seguida, adicionar o arroz e a curcuma. Deixar alourar mais um pouco, juntar água previamente fervida até 1cm acima do nível do arroz e temperar com sal a gosto. Deixar cozinhar por 10 a 15 minutos. E desfrutar!
Espero que gostem e, caso recriem esta receita, partilhem comigo! 🙂
Um beijinho,
Rita Lopes