BOLO DE CENOURA E AVEIA COM CALDA DE CHOCOLATE NEGRO
Por RITA LOPES | Abril 10, 2020
O bolo de cenoura é um clássico. Quem não gosta? E se o conseguirmos tornar mais saudável, mantendo todo o sabor, tanto melhor. 🙂 Costumo fazer muitas vezes a minha tarte húmida de cenoura que também adoro, mas desta vez quis experimentar um bolo mais alto, fofo e húmido. A verdade é que o resultado final ficou delicioso e a calda de chocolate, embora seja opcional, liga muito bem (por isso aconselho mesmo a que a façam!). É uma receita sem manteiga nem óleo de coco ou girassol, pois usamos o azeite. Para além disso, utilizei muito pouco açúcar porque a cenoura já lhe dá o sabor adocicado que se pretende. Vamos a isso?
INGREDIENTES:
Para fazer este bolo, usei os seguintes ingredientes:
- 1 + 1/2 Cháv. Farinha de aveia;
- 1 Colher de sopa de fermento;
- 1 Colher de chá de canela;
- 1/2 Cháv. Açúcar mascavado;
- 4 Ovos;
- 250g Cenoura crua (aprox. 2 cenouras médias);
- 1/3 Cháv. Azeite;
- 1 Colher de sopa de vinagre (ou sumo de limão);
- Para a cobertura:
- 50g Chocolate negro (>70% cacau);
- 2 Colheres de sopa de óleo de coco.
MODO DE PREPARAÇÃO:
- Num recipiente largo, começar por misturar os ingredientes secos (a farinha, o fermento, o açúcar e a canela). Misturar bem e reservar.
- Á parte, numa liquidificadora, juntar a cenoura, os ovos, o azeite e o vinagre e triturar tudo por 2 a 3 minutos ou até a mistura estar totalmente homogénea.
- Depois de tudo bem triturado, juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e envolver bem.
- Por fim, verter a massa para uma forma de silicone (neste caso não é necessário untar) ou para uma forma previamente untada com óleo de coco e farinha.
- Levar ao forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos. Passado esse tempo, retirar o forno e deixar arrefecer.
- Enquanto o bolo arrefece, levar ao microondas ou derreter em banho-maria o chocolate com o óleo de coco. Depois de tudo derretido, verter para cima do bolo e está pronto! 🙂
Espero que gostem e, caso recriem esta receita, partilhem comigo! 🙂
Um beijinho,
Rita Lopes