Batatas-doces recheadas com guacamole e salmão fumado
Por RITA LOPES | Maio 24, 2020
Hoje o meu almoço teve sabor a verão: sabores leves, frescos e a combinar com um dia quente e de sol. Decidi experimentar, pela primeira vez, batata-doce recheada e achei que o prato em si ficou com uma óptima combinação de sabores e texturas. Optei por contrastar o doce da batata, que por vezes se torna enjoativo, com o salgado do salmão e do guacamole e adoramos cá em casa o resultado final! Para além disso, não esquecer que os olhos também comem e a verdade é que fica uma refeição visualmente bonita. 🙂 Se não aprecia batata-doce, esta é a receita certa para lhe dar uma 2ª oportunidade! Trata-se de um alimento rico em carotenóides (responsáveis pela sua coloração amarela/alaranjada), potentes antioxidantes com inúmeros benefícios para a saúde visual, sistema imunitário, saúde cardiovascular, entre outros. Portanto, só vantagens! Vamos à receita?
INGREDIENTES:
Para esta receita, usei os seguintes ingredientes:
- 5 Metades pequenas de batata-doce de polpa laranja;
- 1 Abacate;
- 1/2 Cebola;
- 1 Limão;
- 4 Tomates cherry;
- 100g de Salmão fumado;
- Rúcula qb;
- 1 Fio de azeite;
- Sal qb;
- Paprika qb.
MODO DE PREPARAÇÃO:
- Dispor as batatas numa travessa de ir ao forno, com um fio de azeite e sal a gosto. Deixar assar por, aproximadamente, 30 a 40 minutos a 180ºc, no tabuleiro inferior;
- Enquanto a batata está no forno, preparar o guacamole. Num recipiente, juntar: o abacate, a cebola e os tomates cherry picados, sumo de 1/2 limão, sal e paprika a gosto. Neste passo, podem usar os temperos que preferirem e não necessariamente estes;
- Entretanto, dispor o salmão fumado numa tábua e picar grosseiramente. Tempera com o sumo do restante 1/2 limão e reservar.
- Depois das batatas estarem assadas e arrefecidas, remover, com uma colher de chá, um pouco do seu interior, de forma a que se consiga rechear. Reserve a polpa excedente para outras receitas!
- De seguida, basta rechear as batatas-doces pela seguinte ordem: salmão, guacamole e algumas folhas de rúcula.
- Pode ainda acompanhar o prato com uma salada de rúcula fresca e finalizá-lo com umas gotas de limão, umas folhas de salsa ou coentros e mais um pouco de paprika polvilhada.
Espero que gostem e, caso recriem esta receita, partilhem comigo! 🙂
Um beijinho,
Rita Lopes