TARTE DE BANANA E CARAMELO (BANOFFEE PIE)
Por RITA LOPES | Novembro 04, 2021
Se és fã de caramelo e de banana, de certeza que vais gostar desta sobremesa tradicionalmente inglesa! A “Banoffee Pie” é uma designação que deriva da junção das palavras “Banana” e “Toffee” (caramelo). É, portanto, uma tarte com base de “bolacha” e recheio de caramelo, banana e natas. Contudo, algumas versões podem incluir café e/ou chocolate (como esta que te apresento!). A versão que te trago é igualmente saborosa mas com menos açúcares, gordura e com um teor proteico superior. Embora demore algum tempo com a preparação da base, os restantes passos são muito rápidos e simples! 🙂 Vamos então a isso?
INGREDIENTES:
Para esta receita, usei os seguintes ingredientes:
- Para o recheio:
- 1 Banana média;
- 1 Pudim proteico de caramelo (Ehrmann);
- 2 Colheres de sopa de queijo de barrar light;
- 150g de Iogurte Grego Natural Ligeiro;
- 1 Colher de sopa de sumo de limão;
- 1 Colher de chá de extrato de baunilha;
- Para a base:
- 1 Colher de sobremesa de cacau magro em pó;
- 100g de Farinha de côco;
- 80g de Frutos secos variados;
- 140g de Farinha de aveia;
- 2 Colheres de sopa rasas de óleo de côco;
- 1 Colher de sopa rasa de açúcar de côco.
- Para o topping:
- 10g de Chocolate negro (~1 quadrado).
MODO DE PREPARAÇÃO:
- Forrar, com papel vegetal, uma forma pequena de fundo amovível. Reservar.
- Pré-aquecer o forno, com a função de ventoinha, a 180ºC.
- Num processador de alimentos, juntar todos os ingredientes para a base da tarte e triturar tudo muito bem até obter uma espécie de “areia” que se aglomera facilmente com as mãos. Levar cerca de 10 minutos ao frigorífico.
- Enquanto isso, preparar as “natas” para o recheio: adicionar o queijo de barrar, o sumo de limão e a baunilha ao iogurte. Envolver bem com uma vara de arames e reservar no frigorífico.
- Depois da massa ba base refrigerada, dispor na forma de fundo amovível, pressionando bem com uma colher ou um copo contra o fundo e as paredes da tarteira para que fique bem rija e aglomerada. Levar ao forno pré-aquecido cerca de 30 a 40 minutos. Se necessário, reduzir a temperatura para não queimar. Depois de cozida, reservar para que arrefeça totalmente.
- Depois de arrefecida, começar a rechear a tarte pela seguinte ordem: pudim de caramelo, banana fatiada em rodelas e creme de iogurte no centro (tal como sugerido na imagem).
- Por fim, picar finamente o chocolate e polvilhar por cima da tarte. E está pronta a comer!
Espero que gostem e, caso recriem esta receita, partilhem comigo! 🙂
Um beijinho,
Rita Lopes