TRUFAS DE TÂMARAS E CHOCOLATE
Por RITA LOPES | Abril 10, 2020
Esta receita é uma verdadeira perdição. Com o sabor tradicional do chocolate, devido ao cacau e à cobertura, torna-se um doce perfeito para acompanhar com o café quando a gula aperta, ou até para oferecer como um presente artesanal. Embora permaneça uma receita calórica, é menos processada e mais equilibrada do ponto de vista nutricional, face às originais. Sem qualquer adição de óleos ou açúcares refinados, é talvez uma das melhores receitas que já criei. Para além de rápidas a preparar, são também simples de se fazer. Para quem é fã de doces, vai certamente gostar!
INGREDIENTES:
Para 15 trufas usei os seguintes ingredientes:
- 100g Tâmaras descaroçadas;
- 2 Colheres de sopa de cacau em pó;
- 1 Colher de sopa de linhaça moída;
- 3 Colheres de sopa de água morna;
- 50g Manteiga de amendoim.
- Para a cobertura (opcional):
- 30g Chocolate negro (>70% cacau);
- 1 Colher de sopa de óleo de coco;
- 2 Colheres de sopa de corn-flakes;
- Framboesas desidratadas;
- Cacau em pó.
MODO DE PREPARAÇÃO:
- Demolhar as tâmaras durante 10 minutos em água fervida.
- Juntar num processador de alimentos todos os ingredientes e triturar tudo muito bem até que se forme uma “bola” de massa pastosa.
- Com as mãos, formar bolinhas de massa, dispor num tabuleiro e levar ao congelador por 15 minutos.
- Enquanto as trufas estão no congelador, preparar as coberturas. Para isso, basta derreter o chocolate negro com o óleo de coco até que estejam líquidos. Reservar.
- Á parte, no processador de alimentos, triturar os cereais corn-flakes com as framboesas por alguns segundos e colocar num recipiente o preparado. Num terceiro recipiente colocar o cacau em pó, onde as trufas serão envolvidas.
- Por fim, depois de tiradas do frio, envolver algumas delas no cacau em pó e reservar. As restantes, com a ajuda de um garfo, devem ser envolvidas no chocolate derretido e polvilhada com a mistura dos cereais e framboesas.
- Levar tudo ao congelador por mais 30 minutos e reservar no frigorífico. Estão prontas!
Espero que gostem e, caso recriem esta receita, partilhem comigo! 🙂
Um beijinho,
Rita Lopes